Abadeus terá duas equipes na etapa estadual de robótica em Chapecó

Da Redação | Criciúma (SC)

A Abadeus Centro de Inovação Social terá duas equipes na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). A equipe Geração Tech garantiu a classificação ao conquistar o terceiro lugar entre nove equipes participantes da etapa Regional Sul da competição, realizada nesse sábado (4), em Criciúma. Já a equipe Estrelas Radioativas, de nível 1, formada pelos alunos mais novos, avançou por classificação direta.

Com isso, a instituição será representada por duas equipes na etapa estadual. A Geração Tech é formada por Manuela Pompeu de Oliveira, Miguel Viana da Silva, Welyton Vieira dos Santos e João Paulo dos Passos Tavares. Já a equipe Estrelas Radioativas é composta por Eduardo Vicente Ramos, Helena Machado Serafim e Maria Sofie Francisco de Oliveira.

Continua após o anúncio
BANNER PORTAL MAIS SUL (1)
Fim do anúncio

“Vamos trabalhar para conseguir levá-los. Os pais estão empolgados”, afirma a diretora executiva da Abadeus, Shirlei Monteiro. “O desafio foi bem grande, pois o nível 2 é composto por estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Os alunos da Abadeus são todos do 8º e 9º ano, mas competiram com equipes formadas por estudantes do Ensino Médio, o que aumenta ainda mais a dificuldade”, completa Shirlei.

Equipes avançam ao estadual

A competição desafiou os estudantes a desenvolver robôs autônomos capazes de simular o resgate de vítimas, colocando em prática conhecimentos de programação, eletrônica e robótica. “Foi bom e tenso ao mesmo tempo, porque tivemos que remontar o robô, mas deu tudo certo. Com a classificação, me senti muito feliz, mas também ansiosa para a próxima fase”, conta a aluna Manuela.

O organizador da etapa regional e coordenador do curso de Engenharia Mecatrônica da UniSatc, João Mota Neto, destacou o crescimento do nível técnico das equipes. “A cada edição percebemos que os estudantes chegam mais preparados, desenvolvendo projetos mais robustos e inovadores. É gratificante acompanhar esse crescimento. Esperamos que as equipes classificadas tenham um bom desempenho também nas fases estadual e nacional”, frisa João Mota Neto.

As três melhores equipes da etapa Regional Sul garantiram vaga para a fase estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica, que será realizada em setembro, em Chapecó. Além da Geração Tech, da Abadeus, também avançaram as equipes que ficaram em primeiro e segundo lugar, ambas da Satc.

 


Entre no nosso canal no WhatsApp e receba todas as notícias na palma da sua mão -> Acesse aqui, é gratis!

 


 

Leia também